EQUIPE

PESQUISADORES

Gianpaolo Knoller Adomilli

Gianpaolo Knoller Adomilli Possui bacharelado em Ciências Sociais (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, mestrado (2003) e doutorado (2007) em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é professor na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atuando no Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI - e no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA. Coordena o Núcleo de estudos sobre Popuações Costeiras e Saberes Tradicionais - NECO ( Diretório dos Grupos de pesquisa CNPq). Tem experiência nas áreas de Antropologia e de Educação Ambiental, com ênfase em estudos sobre coletivos costeiros, principalmente pescadores, dedicando-se aos seguintes temas: conflitos socioambientais, etnografia, saberes tradicionais, territorialidade.

Email: gpadomilli@gmail.com                                       Lattes

Martin Cesar Tempass

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Pós-doutorado na Universidad Nacional de San Martín, Buenos Aires, Argentina (2010). Foi bolsista de DOCFIX pela Capes e Fapergs atuando como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, no Bacharelado em Arqueologia. Membro da Comissão Editorial Executiva da Revista Espaço Ameríndio (UFRGS) e Editor da revista Tessituras (UFPel). Desenvolve pesquisas sobre o simbolismo alimentar de grupos indígenas e comunidades rurais.

E-mail: potz_51@yahoo.com.br                                   Lattes

Rodrigo Marques Leistner

Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014 - Bolsista CAPES). É Mestre em Ciências Sociais (2009 - Bolsista CAPES) e graduado em Comunicação Social (Hab. Publicidade e Propaganda - 2006) pela mesma instituição. É Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), lecionando na área de Sociologia e desenvolvendo pesquisas junto ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI). Durante os anos de 2014 e 2016 foi bolsista de Pós-Doutorado em Ciências Sociais junto ao PPG CS da Unisinos, tendo realizando atividades de docência e atuado como pesquisador vinculado ao Laboratório de Políticas Culturais e Ambientais do Brasil (LAPCAB). Nessa instituição, também foi editor da Revista Ciências Sociais Unisinos. No ano de 2015 realizou trabalho de campo etnográfico em Cabo Verde, África, e em 2013 realizou pesquisas no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, em Portugal. Foi vencedor do Prêmio Palmares de Dissertação - Concurso Nacional de Pesquisas sobre Cultura Afro-Brasileira, Comunidades Tradicionais e Cultura Afro-Latina, ano de 2010, oferecido pela Fundação Cultural Palmares. Possui conhecimentos nas áreas de teoria social, antropologia urbana e antropologia das religiões, dedicando-se às seguintes temáticas: cultura e religiosidade afro-brasileira; interfaces entre os campos religioso e político; políticas do reconhecimento; políticas culturais; identidades e sociabilidades contemporâneas.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.                              Lattes

Cassiane de Freitas Paixão

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande.Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Fundamentos da Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, políticas educacionais, universidades, sociologia da educação. Desenvolve pesquisas sobre a expansão da educação superior no Brasil e questões etnicorraciais no sul do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências Sociais  pela Universidade Federal de Pelotas (1999), mestrado em  em Sociologia Pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos (2010).

E-mail: cassianepaixao@ig.com.br                             Lattes

Eliza Mara Lozano Costa

É professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui graduação em Ciências Sociais (1995), mestrado em Sociologia (1998), mestrado em Sociologia (1998) e doutorado em Ciências Sociais (2010) todos pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de populações tradicionais e indígenas e em ensino em teoria social. Atua principalmente nos seguintes temas: política local, conflitos socioambientais, políticas públicas, conhecimento tradicional, teoria social.

Email: elizacosta2005@yahoo.com.br                          Lattes