PESQUISADORES COLABORADORES

Ana Elisa de Castro Freitas

Bióloga (1990), Mestre em Ecologia (1996) e Doutora em Antropologia Social (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Litoral. É Coordenadora do Núcleo Universitário de Educação Indígena e Membro do Comitê Gestor do Componente Indígena do Plano de Metas de Inclusão Racial e Social na UFPR. Tutora junto ao Programa de Educação Tutorial/PET, do Ministério da Educação/MEC, tem se dedicado a formação intelectual de indígenas no ensino superior. É membro da Câmara Departamental e docente junto ao Curso de Licenciatura em Artes no Setor Litoral da UFPR e docente no Curso de Gestão Ambiental desta mesma instituição. Atua nas áreas de Antropologia, Ecologia, Arte e Educação, com ênfase em Ecologia Urbana,Territórios Indígenas, Etnociências, Interculturalidade, Arte-educação e Politicas Públicas. Sua produção inclui participação em bancas, orientação acadêmica, artigos, capítulos e organização de livros, vídeos etnográficos, mostras fotográficas, curadoria de exposições de arte, intervenções urbanas, laudos e relatórios técnicos de reconhecimento étnico e territorial e de impacto de projetos de desenvolvimento sobre territórios e coletividades indígenas.

Email: anaelisa@ufpr.br                                              Lattes

Carlos Roberto da Silva Machado

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é membro do conselho editorial das Revistas – Ambiente & Educação e Momento, professor titular de políticas públicas da educação na Universidade Federal do Rio Grande e no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Democrática nos Sistemas Educacionais na Cidade, atuando nos seguintes temas: democracia, educação ambiental, gestão democrática da educação e a natureza das/nas políticas públicas educacionais, bem como a natureza nas respectivas políticas. Nos últimos anos ampliou seus estudos focando a cidade sustentável ou a sustentabilidade na cidade, realizou estudos de pós-doutorado na UFRJ/IPPUR sob a supervisão de Henri Acselrad (2010).

Email: karlmac@ig.com.br                                           Lattes

Karen Melo da Silva

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2009). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Planejamento Territorial e Gestão Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de recursos hídricos, memória e cultura e planejamento urbano.

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.                                    Lattes

Rogério Reus Gonçalves da Rosa

Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio na Université de Montréal, Canadá. Atualmente, é Professor Adjunto do Bacharelado em Antropologia, do Mestrado em Antropologia, do Mestrado em Ciências Sociais, vinculados a Universidade Federal de Pelotas. Professor Convidado do Proeja Indígena (na UFRGS). Tem experiência em etnologia ameríndia, trabalhando com Kaingang, descendentes Charrua, Minuano, Guarani-missioneiro, Tapes, a partir dos seguintes temas: mitologia, xamanismo, ritual, território, sistema dualista (sociedade Jê), identidade, cultura material.

Email:rosa.rogeriogoncalves@uol.com.br                      Lattes

Eduardo Harder

Professor do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Direito da UFPR (2014). Membro-Coordenador do Laboratório de Interculturalidade e Diversidade (LAID) da UFPR Litoral. Coordenador do Projeto de Extensão Vivenciando a Proposta Pedagógica da UFPR Litoral no Projeto de Assentamento Agroflorestal José Lutzenberger. Secretário-Executivo da Comissão Universidade para os Índios do Paraná (CUIA/PR). Tem experiência nas áreas de teoria geral do direito, com ênfase em direitos culturais.
Email: eduardoharder@ufpr.br                                         Lattes

Gastón Carreño

Antropólogo, Universidad de Chile.  Bacharel em Jornalismo e Crítica Cultural, Universidad de Chile. Mestrado e doutorado em Estudos Latinoamericanos, Universidad de Chile. Atualmente é coordenador do Centro de Estudios en Antropología Visual e  editor da Revista Chilena de Antropología Visual (www.antropologiavisual.cl).
Suas principais linhas de investigação destacam os trabalhos com fotografía e cinema sobre povos indígenas, assim como a relacão entre culturas y baleias. Apresenta produçaõ audiovisual, destacando a realizaçaõ de de videos sobre a identidade no Chile, canto campesino del Valle Central e sobre a caça de baleias no golfo de Arauco.

E-mail: manqacen@hotmail.com

Letícia D`Ambrosio Camarero

Antropóloga Social da Universidad de la República. Formada em Gestão e Política Cultural (FLACSO, Buenos Aires) e em Antropología Social e Política (FLACSO, Buenos Aires). Mestre em Ciencias Sociais (FLACSO, Buenos Aires). Atualmente é pesquisadora da ANII (Agencia Nacional de Investigación), Uruguai. Desde 2004 realiza pesquisas na região costeira do Uruguai e integra a Equipe de Antropologia Social e Marítima do PAS (Programa de Arqueología Subacuatica del Instituto de Antropología de la UDELAR). É pesquisadora do CIPAC (Centro de Investigación del Patrimonio Costero del Centro Universitario de la Región Este). Tem realizado pesquisas em antropología marítima, antropologia da educação, identidades e patrimônio cultural.

E-mail: treboles@gmail.com

Daniel Quiroz

Licenciado em Antropologia Social pela Universidad de Chile (1978), antropólogo pela Universidad de Chile (1978), mestre em Arqueologia pela Universidad de Chile (2002) e doutor em Historia pela Universidad de Chile (2010). Atua como professor do Departamento de Antropologia da Universidad de Chile desde 1979. Também leciona na Universidad Academia de Humanismo Cristiano. Como antropólogo, tem se  especializado no estudo das adaptações humanas em ambientes insulares e litorâneos, bem como sobre as relações entre homens e animais ao longo do tempo. Tem especial interesse na busca de novas formas do fazer etnográfico, sobretudo naquelas consideradas etnografias experimentais, que permitam integrar os saberes e fazeres propriamente antropológicos com aqueles da historia,  literatura e arte.

E-mail: danielquiroz54@gmail.com

http://www.facso.uchile.cl/antropologia/departamento-de-antropologia/68170/daniel-quiroz

Gustavo Goulart Moreira Moura

Graduado em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2005) com iniciação científica e monografia de gradução em Contaminação por Microcontaminantes Orgânicos Sintéticos. Extensão, pesquisa e estágio superviosionado em Educação popular. Mestrado em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (PROCAM/USP) com dissertação voltada a populações tradicionais (oceanografia humana, etnooceanografia, território, tempo e manejo tradicionais). Doutor em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental Universidade de São Paulo (PROCAM/USP) com abordagem da etnoecologia abrangente e aprofundamento da perspectiva etnooceanográfica para o estudo da des-re-territorialização dos pescadores do estuário da Lagoa dos Patos (RS).

Email: gugoreira@yahoo.com.br                                   Lattes

Jose Colaço Dias Neto

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005), Mestre (2007) e Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2012). Tem se dedicado ao estudo de povoados pesqueiros, conflitos e políticas públicas. Sua atuação docente tem como principais temáticas as áreas de Teoria Antropológica, Teoria Sociológica e Metodologia de Pesquisa Empírica.  Participou, entre os anos de 2010 e 2011, do Convênio CAPES-FCT Modernidade e Justiça: controvérsias, causas públicas e participação política numa perspectiva comparada Portugal/Brasil e desenvolveu pesquisa empírica no litoral lusitano em povoados de pescadores artesanais. Atualmente é professor Adjunto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional de Campos dos Goytacazes. 

Email: zenettobr@yahoo.com.br                                  Lattes