Carolina Alves D'Almeida

Possui bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e licenciatura em Filosofia pela UNINTER (2024); Mestrado em Arqueologia pelo PPGArq do Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), Doutorado em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017) e Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019), com período de doutorado sanduíche (PDSE/CAPES) no Centro de Humanidades (CHAM) da Universidade NOVA de Lisboa, Portugal (2017). Possui Formação Pedagógica em História, pela Universidade Estácio de Sá, concluída em março de 2022. Possui Pós-graduação Lato Sensu em Educação Patrimonial, pelo Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), concluída em janeiro de 2022.Possui Pós-doutorado em História, pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH), concluído em 2023, sobre a história socioambiental e das transformações na paisagem do Bairro do Caju, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora (temporária) de História na Escola Estadual de Ensino Fundamental Visconde de Mauá (EEEFVM-FAETEC). Desenvolve pesquisas nos campos interdisciplinares da História das Ciências e História Ambiental, com ênfase nos "estudos animais", "estudos multiespécies", "arqueologia multiespécies", "humanidades azuis".

 

João Daniel Dorneles Ramos

Cientista Social, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mestre em Sociologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutor em Antropologia Social, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado Sanduíche no Laboratoire d'Anthropologie Sociale (LAS), da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França. É Pós-Doutor em Antropologia Social, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Professor de Sociologia, no Departamento de Sociologia e Política, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Professor de Antropologia, no Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou Estágio de Pesquisa no Programa Universitário de Estudios sobre Democracia, Justicia y Sociedad (PUEDJS), na Universidad Nacional Autonoma de México (UNAM). Foi Pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP). É vice-líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Juventude e Cartografias da Diferença, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente, é Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS). Tem experiência, interesses de pesquisa e docência/atuação nas áreas: Natureza e Cultura, Conhecimentos e Práticas Ancestrais de Relação com a Terra, Antropoceno e Plantationoceno, Comunidades Quilombolas, Terreiros de Matriz Africana e Povos Indígenas.

 

Letícia D'Ambrosio Camarero

Antropóloga Social da Universidad de la República. Formada em Gestão e Política Cultural (FLACSO, Buenos Aires) e em Antropología Social e Política (FLACSO, Buenos Aires). Mestre em Ciencias Sociais (FLACSO, Buenos Aires). Atualmente é pesquisadora da ANII (Agencia Nacional de Investigación), Uruguai. Desde 2004 realiza pesquisas na região costeira do Uruguai e integra a Equipe de Antropologia Social e Marítima do PAS (Programa de Arqueología Subacuatica del Instituto de Antropología de la UDELAR). É pesquisadora do CIPAC (Centro de Investigación del Patrimonio Costero del Centro Universitario de la Región Este). Tem realizado pesquisas em antropología marítima, antropologia da educação, identidades e patrimônio cultural.

 

Liza Bilhalva Martins

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG, atuando na linha de pesquisa de Fundamentos da Educação Ambiental (2022). Mestra em Antropologia - Área de Concentração em Antropologia Social e Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (2014). Possui graduação Antropologia - Linha de Formação em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2014) e em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (1998). Atualmente é Professora Formadora I do Curso de Licenciatura em História à Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Desenvolve pesquisas com ênfase nos seguintes temas: mulheres na pesca artesanal, conflitos socioambientais, saberes/fazeres tradicionais, relações de gênero e teorias feministas, processos de aprendizagem, cultura e patrimônio, buscando perspectivas de aproximação entre educação ambiental, educação patrimonial e antropologia. Em 2024/2025 atuou como coordenadora e executora das ações de Educação Patrimonial junto ao projeto de restauração e conservação das obras depredadas do Palácio do Planalto - Brasília-DF, nos ataques do 8 de janeiro de 2023 às sedes dos Três Poderes. Desde 2010, trabalha em projetos cujos objetivos são a identificação, a preservação e a valorização do patrimônio cultural junto a comunidades, através da Educação Patrimonial e, desde 2018, trabalha em projetos focados na Educação Ambiental. É pesquisadora colaboradora do NECO - Núcleo de Estudos e Saberes Costeiros Contra-Hegemônicos (FURG).

 

Lucas Antonio da Silva

É Professor Adjunto do Departamento de Antropologia do Museu Nacional-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional - UFRJ (PPGArq-MN). Na mesma instituição, atua como curador das coleções de arqueologia. Desenvolve pesquisas etnoarqueológicas sobre sociedades pescadoras e estudos sobre materialidade. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012) e doutorado em Arqueologia pelo Museu Nacional-UFRJ (2018).